Servidor SVN no Pendrive
Usando SVN no Pendrive
O SVN (ou Subversion) é um excelente sistema de controle de versões Open Source desenvolvido pela Apache. Muito usado para armazenar os fontes de sistemas mantidos por mais de um codificador. Veio para substituir o CVS, com melhor desempenho e funcionalidades aprimoradas – tratou os principais pontos que os usuários do CVS reclamavam/reclamam.
O SVN pode controlar as versões de qualquer tipo de arquivo, mantendo um histórico de revisões. O acesso ao repositório pode ser controlado por meio de permissões, mas, como vamos utilizar um pendrive como SVN Server, não iremos tratar desse assunto.
Utilizar um sistema para controlar as versões do seu código fonte é ideal para quem desenvolve em diferentes computadores e não quer ficar dando “CTRL + C”, “CTRL + V” toda vez que alterar algum arquivo – muitas vezes até perdendo modificações.
Se você quiser trabalhar em um projeto pessoal com centenas de arquivos em um computador qualquer, depois alterar uma classe do mesmo projeto no notebook e continuar o trabalho no desktop, em casa, pode ser muito trabalhoso. Utilizando o Subversion, basta criar um repositório SVN no pendrive e baixar os projetos em cada estação, depois é só ir sincronizando apenas os arquivos alterados.
Vamos aos passos.
SVN Server/Client
Baixe o Tortoise SVN [http://tortoisesvn.net/downloads.html] e instale-o. A última versão é 1.7.6 (na data da publicação deste post).
Repositório SVN
- Abra o Windows Explorer;
- Crie um diretório com o nome “repositorioSVN” na pasta raiz do seu pendrive;
- Clique com o botão direito do mouse no diretório criado, selecione “TortoiseSVN” e “Create repository here”.
O seu repositório SVN já está criado. Agora falta comitar seu “workspace” e começar a trabalhar.
Usando o SVN
Após a criação do repositório, vamos agora adicionar nossos projetos ao SVN. Faça conforme abaixo;
- Clique com o botão direito em “repositórioSVN” no pendrive, selecione “TortoiseSVN” e “Repo-browser”;
- Clique com o botão direito no lado direito da tela, selecione “Add folder…” e informe a pasta do seu projeto (no meu caso foi “D:\Desenvolvimento\workspace\projeto1”);
- Agora vá até seu “workspace” (no meu caso “D:\Desenvolvimento\workspace”) e clique em “SVN Checkout”;
- Informe em “URL of repositoty” o caminho “file:///H:/repositorioSVN/projeto1” e em “Checkout directory” informe “D:\Desenvolvimento\workspace\projeto1”;
- Será exibido uma mensagem informando que o diretório do projeto não está vazio, clique em “Yes”.
Lembrando que os diretórios que você utiliza para armazenar seus projetos pode ser diferente do meu, além da unidade do pendrive. Altere os dados conforme sua preferência.
Pronto, passos finalizados, pode utilizar o controle de versão do SVN como você preferir, no Windows, com o TortoiseSVN, no Eclipse ou com qualquer outro aplicativo que suporte SVN.
Boa sorte.
6 Replies to “Servidor SVN no Pendrive”
Viagra Hemorroides
Propecia Dosis
Acquistare Caen Kamagra
buy ivermectin for scabies
Cialis Come Usarlo
Qryikv plaquenil eye exam