Nofollow | Link nofollow

Nofollow | Link nofollow

Link com atributo rel nofollow

O atributo rel, da tag a, quando informado com o valor nofollow (não seguir, em português), indica para os servidores de busca (ex.: Google, MSN, Yahoo, Bing) que aquele link não deve ser utilizado para efeitos de contagem do PageRank do site apontado.

Para definir links como nofollow, faça da seguinte forma:

<a href="http://www.informatiqueiro.com.br" rel="nofollow" title="Informatiqueiro">Informatiqueiro</a>

Mas, afinal, em que caso eu devo utilizar o nofollow e eu devo me preocupar com isso?

  • Links que apontem para sites de qualidade desconhecida (incluindo os links deixados nos comentários);
  • Anúncios;
  • Páginas com conteúdo sem importância para o site, como política de privacidade, contato, etc.

Se você apontar para um site que divulga conteúdo proibido, os mecanismos de busca podem penalizar o seu site. Não esqueça de usar esse atributo sempre nos comentários dos seus posts, quando o usuário que está comentando informar o seu site.

Existe um plugin do firefox que exibe facilmente se um link possui o atributo rel setado como nofollow: NoDoFollow.

Por padrão, o WordPress, Blogger e Flickr já seta os comentários com o atributo rel setado para nofollow.

Boa sorte.

9 Replies to “Nofollow | Link nofollow”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.